Quando pensamos em o inconsciente e a música, há que lembrarmos de que a tonalidade exerce uma influência pouco estudada. Confúcio acreditava que a boa música poderia ajudar a aprimorar o caráter do homem. Disse ele:
“A música
do homem de espírito nobre, suave e delicada, conserva um estado d’alma
uniforme, anima e comove. Um homem assim não abriga o sofrimento nem o luto no
coração; os movimentos violentos e temerários lhe são estranhos. Mais do que
isso: uma vez que os indivíduos são os materiais básicos de construção da
sociedade, a música também poderia afetar nações inteiras, melhorando-as ou
piorando-as”.
No filme
Atravessando a Ponte (O som de Istambul) – Fatih Akin, faz um percurso pelo
mundo dos sons e começa por citar Confúcio: “Se alguém desejar saber se um
reino é bem ou mal governado, se a sua moral é boa ou má, examine a qualidade
da sua música, que lhe fornecerá a resposta. Para se entender a cultura de um
lugar você precisa ouvir a música que é feita ali”.
Como diz
“a musica sempre conta tudo sobre o lugar. Istambul é uma ponte para 72
nações”. A interessante na fala de Orham Gencebay de que “na música ocidental
são usados os compassos 2/4, 3/4, 4/4 em grupos de 3, por exemplo: 12/8 fica:
3, 3, 3... 3, 3, 3... 3, 3, 3... na Turquia usa-se o compasso 5/8: 1, 2... 1,
2, 3... é o que chamam de “acento turco”. 1, 2... 1, 2... 1, 2... 1, 2,
3... divide-se em 9 tempos. O ocidente é limitado em termos de sons, porque não
olha os sons do mundo”. Questão interessante, pois o oriente não se desvincula
da concepção filosófica que permeia a Ásia que são os escritos de Confúcio e
Lao Tsé, como se compreende os números e dessa forma como se divide as
tonalidades de forma que mantém a harmonia da melodia no sentido da harmonia
psíquica e espiritual. Importante ressaltar que a música no oriente é emotiva,
fala de sentimentos, que o ocidente compreende em uma concepção materialista.
Orham
Gencebay – um dos maiores astros da Turquia.
Instrumento
“Orhan Baba”.
Música: Hatasız Kul Olmaz
Hatasız Kul Olmaz Hatamla Sev Beni
Dermansız Dert Olmaz Dermana Sal Beni
Kaybettim Kendimi Ne Olur Bul Beni
Yoruldum Halim Yok Sen Gel De Al
Beni
Feryada Gücüm Yok Feryatsız Duy
Beni
Sevenlerin Aşkına, Ne Olur Beni Sev Beni
Bu Feryat Bu Hasret Öldürür Aşk Beni
Uzaktan Olsa Da Razıyım Sev Beni Razıyım Sev Beni
Ümitsiz Yaşanmaz Sevmemek Elde Mi
Can Demek Sen Demek Gel De Gör
Bende Mi
Sözümde Sitem Var Kalpte Mi Dilde Mi
Tez Elden Haber Ver O Gönlüm Elde Mi
Feryada Gücüm Yok Feryatsız Duy Beni
Sevenlerin Aşkına Ne Olur Sev Beni
Ninguém é sem falhas
Ninguém é sem falhas, ama-me com a minha culpa
Nenhuma tristeza é sem cura, dá-me a cura
Eu me perdi, por favor, me encontrar
Eu não tenho força vir e me levar
Eu não posso gritar me ouvir
Em nome dos amantes, por favor me ame
Este grito este desejo este amor me matar
Aceito se você ama de distância me ama
Não se pode viver sem esperança, é que é possível não amar
Coração significa que você, venha e veja se eu tenho ainda
Minhas palavras tem censura é no coração ou na língua
Por favor, informe rapidamente é que o coração em suas mãos
Eu não posso gritar me ouvir
Em nome dos amantes, por favor me ame
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